Portugal: O país onde as mulheres não andam de bicicleta?

A Federação Portuguesa de Ciclismo já anunciou os representantes nacionais para os Mundiais de Ciclismo de Estrada a disputar em Innsbruck na Austria. No total, serão 12 os portugueses a enfrentar um dos mais seletivos Mundiais de que há memória: Nelson Oliveira, Ruben Guerreiro, Rui Costa, Tiago Machado e Domingos Gonçalves em Elites, André Carvalho, Gonçalo Carvalho, João Almeida, Tiago Antunes e Ivo Oliveira em Sub 23 e Guilherme Mota e Afonso Silva em Júniores.

Certamente o leitor reparou que todos estes nomes são masculinos e estará neste momento a perguntar-se se em Portugal não há mulheres a praticar ciclismo. Não tema. Não só as há, como este ano temos um número recorde de três ciclistas femininas a correr no estrangeiro em equipas UCI. O que, realmente, só nos faz questionar ainda mais esta decisão da Federação.

Olhando para o panorama nacional, o ciclismo feminino nunca esteve tão vivo e há várias ciclistas que bem mereciam esta experiência, até porque a dureza e competitividade dos Mundiais seria uma excelente aprendizagem para atletas com muito poucas oportunidades de se testarem contra as melhores da modalidade.

Soraia Silva é uma das jovens promessas nacionais
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

A campeã nacional absoluta Daniela Reis tinha aqui um percurso que lhe assentava melhor que as edições mais recentes e, por isso, Portugal teria todas as condições para, através dela, obter um resultado aceitável tanto no crono como no fundo, como ainda há pouco provou com os seus 4.ºs postos em ambas as provas nos Jogos do Mediterrâneo.

Nas Elites, entre Liliana Jesus, que este ano até disputou algumas provas no País Basco, Marta Branco cuja regularidade foi um dos destaques da Taça de Portugal ou a veterana Celina Carpinteiro, medalhada de bronze nos nacionais, pelo menos uma delas poderia ser recompensada e ir à Austria para dar apoio à Daniela Reis na prova de fundo.

No escalão Sub23 (que em femininos não têm Mundial próprio, pelo que também correriam em Elites), as duas grandes promessas nacionais, Maria Martins e Soraia Silva, ambas da Sopela Team, não se adaptam ao percurso tão acidentado, mas beneficiariam bastante, especialmente Maria, de participar no contrarrelógio, onde já mostraram algum potencial.

Eider Merino vence uma etapa do Tour de l’Ardeche: em Espanha, a Federação faz um esforço para apoiar as atletas
Fonte: Vélofocus/Movistar Team

Para fazermos a comparação, a Federação Espanhola, que tem muito menos necessidade disso, porque em Espanha há várias equipas UCI e um calendário muito mais alargado, não deixa de aproveitar as oportunidades para dar mais experiência às suas atletas e ainda recentemente esteve com seis ciclistas no Tour de l’Ardèche, onde disputou a corrida.

Por tudo isto, é inaceitável esta postura da Federação Portuguesa de Ciclismo que não pode pregar o desenvolvimento do ciclismo feminino, mas falha nestes momentos. E se o problema for financeiro, então aí tem de reivindicar e não assobiar para o lado e agir como se não houvesse nada de errado com esta lista de convocados.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ciclismo

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham amplia vantagem diante do PSG com novo golo de bola parada

O Tottenham está a vencer o PSG por 2-0. Cristian Romero marcou o segundo golo dos spurs, na sequência de mais uma bola parada. A equipa inglesa está perto de conquistar a Supertaça Europeia pela primeira vez na história.

Liverpool fecha contratação de defesa de 18 anos por 35 milhões de euros

Giovanni Leoni está muito próximo de reforçar o Liverpool. Os reds estão dispostos a pagar 35 milhões de euros para garantir o defesa italiano.

Tottenham abre a contagem frente ao PSG na Supertaça Europeia

Micky van de Ven abriu o marcador e colocou o Tottenham em vantagem sobre o PSG na Supertaça Europeia. Na sequência de um livre, João Palhinha rematou para grande defesa de Chevalier e, na recarga, o defesa abriu o marcador para os spurs.

Axel Witsel termina ligação ao Atlético Madrid e assina pelo Girona

Axel Witsel terminou a ligação ao Atlético Madrid e assinou pelo Girona por uma temporada, com mais outra de opção. Axel Witsel também já representou o Borussia Dortmund, Tianjin Tianhai, Zenit, Benfica e Standard Liége.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique leva nova nega por Nick Woltemade: eis os valores em cima da mesa

O Bayern Munique voltou a ver rejeitada uma proposta por Nick Woltemade. O avançado internacional alemão pertence aos quadros do Estugarda.

AC Milan contrata internacional belga que chegou a ser associado ao Sporting

O AC Milan anunciou a contratação de Koni De Winter. O defesa belga assinou um contrato até 2030 com o conjunto rossoneri. O central de 23 anos chegou a ser associado ao Sporting neste mercado de transferências

Vitória SC encaminha saída de Toni Borevkovic para a Turquia

Toni Borevkovic está mais perto da saída do Vitória SC. O defesa-central croata deve ser reforço do Samsunspor.