Tour de France 2018: Será mesmo este o ano de Thomas?

- Advertisement -

O Tour de France enfrentou a sua última chegada em alto na subida ao Col de Portet numa etapa extremamente curta e o camisola amarela, o galês Geraint Thomas da Team Sky, saiu com a liderança reforçada e perfila-se cada vez mais como o vencedor em Paris da 105.ª edição da Grande Boucle.

À 17.ª jornada do Tour, os ciclistas partiram de Bagnéres-de-Luchon em direção ao Col de Portet, passando por duas outras I Categorias no processo. O colombiano Nairo Quintana salvou o Tour da Movistar atacando no início da subida final para conquistar a jornada e subir algumas posições na Geral. No entanto, o imperturbável Thomas pareceu sempre em controlo e acabou por até ganhar mais alguns segundos aos seus adversários mais diretos.

Nairo Quintana venceu a última chegada em alto do Tour, mas continua demasiado longe na Geral
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

Se conseguir manter-se na frente até ao final será o culminar de um processo evolutivo de anos. O britânico começou a sua carreira na pista, onde conquistou vários títulos mundiais e dois ouros olímpicos, mas sempre mostrou ter capacidade para fazer algo mais na estrada quando se dedicasse a esta a 100%. Foi o que fez após Londres 2012 e com resultados imediatos, tornando-se um dos melhores do pelotão nas Clássicas do Norte.

No entanto, a sua ambição não se ficava por aí e, à semelhança do seu compatriota e amigo Bradley Wiggins, submeteu-se a um processo de emagrecimento para poder melhorar na montanha e entrar na discussão das melhores provas por etapas. Depois de vencer o Paris-Nice, teve a sua oportunidade de liderar a Sky no Giro, mas uma queda afastou-o da prova e o mesmo lhe aconteceria no Tour, quando estava bem colocado na Geral e já tinha ganho uma etapa e vestido de amarelo.

Este ano, com o caso Froome pendente, preparou-se para estar no Tour a liderar a equipa, caso o companheiro não pudesse participar e, a caminho deste, venceu o Dauphiné. Chegado ao Tour e com Froome ilibado, assumiu-se como segunda escolha da equipa, não negando os maiores pergaminhos de Froome, mas lembrando estar em forma e que o colega tinha o Giro nas pernas.

Para concretizar o sonho de vencer o Tour de France, Geraint Thomas terá ainda dois grandes testes, uma etapa de montanha com passagem pelo mítico Tourmalet e a terminar em descida em Laruns e o crono do penúltimo dia. Com a vantagem que têm, dificilmente o tirão da frente, pelo que os seus oponentes têm de recuperar tempo. O único que parece com reais hipóteses é Tom Dumoulin, o holandês está a menos de dois minutos e, se diminuir a desvantagem em Laruns, pode colocar o galês sobre pressão no esforço individual, em que o homem da Sunweb é campeão do mundo da especialidade.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Áustria Viena antevê encontro com o Braga: «É uma equipa capaz de controlar o jogo»

Stephan Helm fez a antevisão do jogo frente ao Braga. O treinador do Áustria Viena admitiu usar a reviravolta do LASK Linz como inspiração.

João Virgínia de saída do Sporting rumo a clube orientado por português

João Virgínia vai deixar o Sporting e deverá rumar ao Wolverhampton. Kaique será o substituto do guarda-redes português no plantel leonino.

João Palhinha: «Feliz e orgulhoso por esta nova etapa que começa de águia ao peito»

João Palhinha recorreu às redes sociais para assinalar o regresso a Portugal e o início da aventura no Benfica.

Kika Nazareth fala da evolução do Futebol Feminino e assume: «Percebi que já tenho um nome e que as pessoas respeitam a nossa geração»

Kika Nazareth esteve no mais recente episódio do podcast do Portugal Football Summit. A avançada do Barcelona abordou a evolução do Futebol Feminino em Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Galatasaray apresenta nova proposta e sobe a parada por Rafael Leão

O Galatasaray apresentou uma nova proposta ao AC Milan por Rafael Leão de 45 milhões de euros, mais bónus.

Jovan Milosevic é a principal novidade na convocatória do Braga para a decisão frente ao Áustria Viena

Carlos Vicens chamou 24 jogadores para o jogo da segunda mão do playoff da Conference League frente ao Áustria Viena.

Quartos de final da Libertadores estão definidos: Conhece os jogos

Os quartos de final da Taça Libertadores ficaram definidos nesta madrugada. Os jogos ficaram fechados depois do Independiente del Valle eliminar o Tolima por 4-1 no agregado dos dois jogos.