A tão desejada semana

    cab desportos motorizados

    O tão desejado regresso do Rali de Portugal ao norte finalmente está a acontecer e é já na quinta feira que começa a prova a nível desportivo, visto os vários testes que já têm estado a acontecer. Esta que vai ser a quinta prova do WRC (mundial de ralis) conta com uma lista de inscritos de luxo composta por 96 carros, sendo 18 pilotados por portugueses.

    Depois do pior rali da Volkswagen nos seus três anos de WRC, os alemães vão querer corrigir já esta situação e voltar Às vitórias, numa luta que se prevê mais emotiva que o normal visto o rali ser novo para todos os pilotos. Apesar disto o maior candidato é como sempre Ogier, bicampeão do mundo e vencedor de quatro das cinco últimas edições. Em 2012, o ano em que não venceu, é preciso relembrar que não estava a correr com um WRC, mas sim com um S2000, naquele que foi o ano 0 da Volkswagen no WRC. Mesmo assim ficou em sétimo na prova e à frente de vários carros da categoria máxima, entre eles o do seu atual colega de equipa Latvala. Se o francês ganhar chega assim às cinco vitórias e junta-se ao topo de vencedores da prova, que neste momento é ocupado por Mark Allen.

    Dos 18 pilotos portugueses em prova apenas um participa nas contas do WRC, neste caso o WRC2. Falo de Bernardo Sousa que volta a competir nesta categoria mas desta vez aos volantes de um Peugeot 208 T16 em vez do Ford Fiesta RRC da temporada passada. O madeirense tenta mais uma vez a sua sorte nesta competição onde o ano passado mostrou ser dos mais rápidos, apesar de alguns azares nos resultados.

    É importante ainda relembrar que este ano a principal prova portuguesa de ralis não conta para o nacional de ralis, pelo que a presença dos principais pilotos portugueses serve mais para testar afinações para a próxima prova do nacional que se disputa nos Açores em 15 dias também em pisos de terra. Dos principais candidatos aos primeiros lugares no nacional estão praticamente todos presentes, sendo a única excepção Ricardo Moura. Um dos grandes destaques seria a estreia do Skoda Fabia R5 pelas mãos de Pedro Meireles, mas um toque num dos treinos do piloto de Guimarães fez com que esta estreia apenas se venha a realizar nos Açores. No Rali de Portugal, o carro utilizado será o Fabia S2000 do ano passado, que agora pertence a Carlos Martins.

    Se estás como eu e não podes ir ao norte ver a prova e participar nesta grande festa podes sempre acompanhar via Antena 3 e  ver na RTP1/RTP2  cinco das 16 PEC nos seguintes horários: 

    21 de Maio

    PEC 01 – Lousada – RTP 2 – 19h00 / 20h00

    23 de Maio

    PEC 08 – Baião 1 – RTP 1 – 08h53 / 09h40

    PEC 11 -Baião 2 – RTP 2 – 14h38 / 15h38

    24 de Maio

    PEC 14 – Fafe 1 – RTP 1 – 08h07 / 08h56

    PEC 16 – Fafe 2 – RTP 1 – 11h00 / 12h00

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.