O Vice Campeão Europeu que poucos conhecem – Entrevista a Bruno Magalhães

    BnR: Qual é o teu rali favorito (dos que já fizeste)?

    BM: O rali que eu ainda hoje, e já passaram muitos anos, me lembro de estar no pódio para começar (e parece que estou lá neste momento) é o Rali de Monte Carlo. Porquê? Porque era um sonho de criança. Eu lembro-me de estar a ver televisão, assistir ao rali e ver os resumos. Houve um dia em que pude estar no pódio para arrancar em Monte Carlo e disse “Fogo! Eu vou fazer o Rali de Monte Carlo. É este o dia!”. Lembro-me quase como se fosse hoje, é engraçado, eu estava ali num momento de introspecção, a pensar na minha carreira e a dizer “Eu vou participar no Rali de Monte Carlo” e nunca mais me vou esquecer deste momento.

    BnR: Este ano correste de Skoda, depois de muitos anos com a Peugeot. O Fabia R5 é o melhor carro que já pilotaste?

    BM: É, é. Para já, é normal que seja o melhor porque os carros vão sempre evoluindo, portanto, vão-se tornando cada vez melhores, mas, de facto, este carro que usei este ano é um carro muito fiável e que tem um potencial muito grande, no qual podemos confiar a 100% e nunca estamos preocupados. O carro é tão fiável que não vamos para o rali a pensar que o carro vai avariar e isso liberta o piloto em termos de condução também – vemos um buraco, não temos medo de passar por cima, por exemplo.

    Monte Carlo é o rali que mais marca o piloto Fonte: Bruno Magalhães
    Monte Carlo foi o rali que mais marcou o piloto
    Fonte: Bruno Magalhães

    BnR: A esse nível, é o melhor R5 que existe neste momento…

    BM: Eu acho que é muito parecido com o Ford, a nível de competitividade e de fiabilidade. Mesmo nos campeonatos internacionais, opta-se sempre por um ou pelo outro e, portanto, neste momento, se me desses a escolher o carro com que eu iria correr para o ano, eu escolhia o mesmo, o Skoda.

    BnR: Qual é a tua maior referência nos ralis?

    BM: Quando era miúdo, era o Colin McRae, como toda a gente, não é? Foi o piloto que mais me impressionou ver passar. Tenho uma memória, de 1999, da qual nunca me esqueci: vê-lo passar em Ponte de Lima, quando ele ganhou praticamente o Rali de Portugal nos dois primeiros troços de Ponte de Lima. Lembro-me da forma como ele passou e de achar que aquilo era impossível, era impossível fazer aquilo. No entanto, se me perguntares se foi o melhor piloto de ralis, a resposta é: não, não foi. Ele batia demasiadas vezes, mas também era aquilo que o público gostava e era aquilo que trazia a paixão aos ralis e aquilo que nós, enquanto público, gostamos. Agora, se me perguntares qual foi o melhor piloto até hoje… É uma pergunta um bocado complicada. Talvez o Sébastien Loeb, que ganhou nove vezes, mas muitos também vão dizer que tinha tudo e que não tinha concorrência à altura. Portanto, a nível de paixão, enquanto espectador, o Colin McRae ainda hoje é um dos nomes mais conhecidos e só ganhou um título mundial. É o piloto mais conhecido em todo o mundo, mais do que o Loeb, que ganhou nove vezes. Mas o melhor é o que ganha mais vezes, e aí é o Loeb, que ganhou por nove.

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    Francisca Carvalho
    Francisca Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
    Aos 20 anos, a Francisca gosta de dar pontapés na bola, mas evita os pontapés na gramática. É uma confessa adepta do Sporting e grande fã de desporto, em especial futebol e ténis, embora não saiba o suficiente para escrever sobre qualquer um deles.                                                                                                                                                 A Francisca não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.