Um diamante para o futuro – Entrevista Tiago Fernandes

    Cabeçalho modalidades

    Começou no futebol, mas um treino bastou para mudar de ideias: no clube de Belém desde que começou a praticar rugby, Tiago Fernandes, aos 20 anos, é já um possante ponta, com presenças regulares na Selecção Nacional de XV e Sevens, para além da equipa principal d’Os Belenenses.

    Bola na Rede (BnR): Quando, e de que forma, entrou o rugby na sua vida?

    Tiago Fernandes (TF): O rugby entrou na minha vida aos 15 anos. Dos 6 aos 15 anos pratiquei futebol nas escolinhas do Rui Águas e do Sporting, tendo aos 9 anos mudado para o Clube de Futebol Os Belenenses, clube no qual pratico rugby hoje em dia. Posso dizer que foram momentos muito bem passados em que fiz grandes amizades e pude competir de forma federada durante muitos anos enquanto atleta de futebol porém, em meados de 2012, percebi que tinha melhores aptidões para o rugby. Ao entrar para a Escola Secundária do Restelo grande parte dos meus amigos praticava rugby n’Os Belenenses e, como muitas das vezes treinávamos a horas idênticas, íamos todos juntos desde a escola até ao estádio, até que um dia, quando já tinha terminado a época de futebol, perguntaram-me se tinha interesse em fazer um treino. Esse treino correu-me tão bem que fiquei entusiasmado em voltar novamente, pois tinha encontrado o desporto ideal para as minhas características.

    BnR: Como analisa o nível do rugby português?

    TF: O rugby em Portugal encontra-se, infelizmente, numa fase mais negativa em termos de resultados, tanto na variante de XV como na de 7’s. A meu ver, o rugby a nível internacional evoluiu bastante nos últimos anos e ainda não fomos capazes de atingir o grande desenvolvimento da modalidade de países como a Espanha, Rússia e Alemanha que neste momento são os nossos principais rivais.

    BnR: Como foi a estreia com a camisola da Selecção Nacional?

    TF: Ambas as estreias, tanto em XV como em sevens, foram momentos muito especiais que recordo como se tivesse sido ontem. A estreia na variante de sevens foi em Glasgow (World Sevens Series), contra a Escócia num jogo que perdemos no último minuto, mas foi uma experiência fascinante pois pude competir contra grandes seleções e contra jogadores que sempre vi na televisão. Relativamente à estreia no XV, esta ocorreu em Amesterdão, num jogo bastante importante para garantirmos o 1º lugar e jogar o play-off de subida de divisão, onde acabámos por ganhar à seleção da Holanda.

    Com apenas 20 anos, Tiago Fernandes pode gabar-se de competir entre os melhores jogadores do mundo Fonte: The Ministry of Rugby
    Com apenas 20 anos, Tiago Fernandes pode gabar-se de competir entre os melhores jogadores do mundo
    Fonte: The Ministry of Rugby

    BnR: Jogar rugby num clube estrangeiro passa pelas suas ambições? Quais seriam as condições para acontecer?

    TF: Sim, qualquer jogador de rugby sonha em jogar em grandes campeonatos, tanto europeus, mais concretamente em França ou Inglaterra, como também em países do Hemisfério Sul, como a Nova Zelândia, Austrália ou África do Sul. Por outro lado, sendo o rugby um desporto amador em Portugal, tive que me focar também no percurso académico, neste caso no curso de Gestão, mas jogar no estrangeiro é algo que certamente gostaria de experimentar após terminar o curso.

    BnR: O que ambiciona conquistar com a camisola d’Os Belenenses? E da Selecção Nacional?

    TF: Gostaria de ser campeão nacional pel’Os Belenenses, claro. Na época que passou (2016/2017), melhorámos bastante face aos últimos anos e temos uma equipa com jogadores de grande qualidade, muitos deles internacionais de XV, sevens e escalões inferiores, portanto é algo que poderemos ambicionar nos próximos anos.
    Relativamente às minhas ambições na Seleção Nacional, começam por conseguir regressar ao Circuito Mundial de Sevens (World Sevens Series) e também contribuir para a subida de divisão da seleção de XV.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ana Cristina Silvério
    Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
    A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.