A Campeã Nacional Absoluta de Ténis – Entrevista a Francisca Jorge

    BnR: Em janeiro deste ano foste convocada, com apenas 16 anos de idade, para representar a seleção portuguesa na Fed Cup. O que sentiste quando soubeste da convocatória e o que podes partilhar connosco acerca da experiência em Tallinn?

    FJ: Quando soube que estava como suplente da equipa principal da Fed Cup fiquei entusiasmada, pois representar Portugal ao mais alto nível era algo muito especial e importante para mim. Ao ter essa oportunidade de jogar a Fed Cup, devido à não presença de uma das principais convocadas, posso afirmar que festejamos lá em casa como nunca. Posso também afirmar que foi uma experiência incrível, tanto por poder estar na presença de vários nomes importantes do atual ténis feminino mundial, como por ter o prazer de jogar contra algumas delas e, num desses encontros, ao lado da melhor portuguesa do momento (Michelle Larcher de Brito).

    Francisca Jorge representou pela primeira vez a seleção portuguesa, na Fed Cup, em fevereiro de 2017  Fonte: Fed Cup
    Francisca Jorge representou pela primeira vez a seleção portuguesa, na Fed Cup, em fevereiro de 2017
    Fonte: Fed Cup

    BnR: Diz-se que o circuito feminino é algo “difícil” no que às relações entre as tenistas diz respeito. Esta ideia é verdadeira? Por exemplo, no teu caso concreto, há jogadoras que consideres como amigas?

    FJ: Essa ideia de competitividade entre as tenistas existe, naturalmente, mas eu acredito que haja casos de boas amizades à parte dessa mesma competitividade. Eu, particularmente, acredito que tenho boas amigas dentro e fora de campo, e essas são as verdadeiras amigas. Posso afirmar com firmeza que as minhas colegas de treino são sem dúvida minhas amigas, companheiras. Elas são a Lúcia Quitério, a Maria Inês Fonte e a Leonor Oliveira.

    BnR: Neste momento há apenas três tenistas portuguesas à tua frente no ranking WTA, mas tu és a mais jovem de todas. Até onde pode ir a Francisca Jorge? Acreditas poder vir a ser a melhor tenista portuguesa de sempre, à semelhança do teu conterrâneo João Sousa?

    FJ: Eu acredito no meu valor e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para atingir a minha melhor forma e, com certeza, alcançar o melhor ranking possível. Vou faze-lo por mim e não para ultrapassar as outras três; isso virá como consequência do meu sucesso, mesmo que tenha, na vertente feminina, que destronar o João Sousa de melhor tenista português.

    BnR: Tens apenas 17 anos, és natural de Guimarães mas treinas no Jamor. Como é um dia habitual na vida da Francisca Jorge?

    FJ: Num dia normal de treinos tenho dois treinos de ténis (um de manhã e outro à tarde) e um treino físico, e em três dias da semana tenho escola à noite. Começo os treinos às 9h e acabo às 17h/18h, dependendo dos dias de escola.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.