Seleção falhou o apuramento para o Mundial’2018; venha a Liga Mundial

    Cabeçalho modalidadesA seleção nacional de seniores masculinos (26ª do ranking mundial) falhou o apuramento para o Campeonato do Mundo de Voleibol em 2018. Em cinco jogos disputados (de quarta a domingo), conseguiu 3 vitórias, mas em nenhuma das duas derrotas se aproximou do triunfo, tendo saído derrotada por 3-0 em ambos. Perdeu contra os adversários diretos – Bélgica e a anfitriã Eslovénia, 18ª e 30ª seleções do ranking mundial, respetivamente – e o que era um objetivo (um dos dois primeiros lugares nesta Poule C) rapidamente passou a um sonho.

    No final do primeiro jogo – frente à seleção belga – o próprio selecionador nacional, Hugo Silva, deixou algumas críticas aos jogadores: “(…)não podemos ter jogadores experientes com um rendimento abaixo das suas possibilidades, nem muito menos deixar de lutar até ao último ponto com a máxima dignidade. Quando isso acontece, é algo que me entristece…”. No entanto fez o que lhe competia nos outros jogos (Israel, Geórgia e Letónia, sem perder nenhum ponto, com vitórias por 3-1, 3-0 e 3-1), mas de nada serviu. Fica apenas aqui a nota sobre o jovem Lourenço Martins que, pelo que tem dado a parecer, será uma aposta certa e com futuro nas grandes equipas portuguesas.

    Agora, dia 2, inicia a participação na Liga Mundial, frente à Austrália, e veremos o que daqui vai resultar. Hugo Silva acredita na motivação dos seus jogadores: “A Liga Mundial será sempre uma competição apetecível de se jogar e teremos com certeza a equipa motivada e empenhada em dar o seu melhor”. Esperemos que isso aconteça, para finalmente conseguirmos subir o nível. Que esta é uma seleção em “renovação” já sabemos, mas é necessário afirmarmo-nos de novo, mesmo sabendo que não é um processo fácil. Há potencial, há qualidade, falta a concretização.

    O jovem Lourenço Martins tem aparecido em bom plano na seleção portuguesa Fonte: Federação Portuguesa de Voleibol
    O jovem Lourenço Martins tem aparecido em bom plano na seleção portuguesa
    Fonte: Federação Portuguesa de Voleibol

    É de referir que a seleção teve pouco tempo de preparação para estas competições internacionais, muitos atletas chegaram mais tarde e alguns (e até mesmo o selecionador) têm sido associados ao novo projeto (ainda não oficial) de voleibol do Sporting, e tem sido alvo de algumas críticas, o que não é propriamente favorável a todo este percurso.

    A seleção feminina iniciou ontem, frente a França, a sua participação na qualificação para o Campeonato do Mundo 2018, tendo ganho por 3-2. Os jogos decorrem até domingo, em Viana do Castelo, sendo que os dois últimos têm transmissão televisiva (Sport TV).

    Resta-me desejar os melhores resultados possíveis, a ambas, nos compromissos que se avizinham, porque afinal de contas, é o que todos desejamos.

    Foto de Capa: Federação Portuguesa de Voleibol

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vanda Pinto
    Vanda Pintohttp://www.bolanarede.pt
    A Vanda é uma apaixonada por desporto quase desde de que se lembra e praticante de voleibol também há bastantes anos. Ténis, futebol e o clube do coração, o Futebol Clube do Porto, em quase todas as modalidades, dividem o resto das suas atenções. Estudante de Ciências da Comunicação, alia assim duas paixões.                                                                                                                                                 A Vanda escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.