📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Facundo Ferreyra: o “matador” sul-americano vindo do Leste

- Advertisement -

Aí está o craque! Facundo Ferreyra foi, finalmente, apresentado como reforço oficial do Sport Lisboa e Benfica para a temporada 2018/2019, após terminar contrato com o Football Club Shakhtar Donetsk.

Mas quem é este argentino que chega rotulado de goleador? Ferreyra é um produto das escolas do Club Atlético Banfield, clube próximo da sua cidade natal – Lomas de Zamora, Buenos Aires. Estreou-se com apenas 18 anos na equipa principal, tendo feito seis jogos na sua primeira temporada e apontado um golo. Foram três as temporadas que cumpriu na equipa sénior do CA Banfield, transferindo-se em 2012 para o Club Atlético Vélez Sarsfield. Sendo aposta de Ricardo Gareca, actual seleccionador da Selecção Nacional do Peru, Ferreyra participou em 26 encontros e apontou 17 golos.

Mostrando toda a sua qualidade pelos relvados argentinos, destacou-se e chamou a atenção de Mircea Lucescu, que quis contar com ele na armada sul-americana do FC Shakhtar Donetsk. Apesar de ter cumprido 21 jogos na primeira temporada ao serviço do clube de Donestk, apontou somente três golos, tendo revelado algumas dificuldades de adaptação na sua primeira experiência fora da Argentina. De forma a tentar recuperar o jogador, o Shakhtar emprestou-o ao Newcastle United Football Club. Em termos pessoais, o empréstimo não terminou com um balanço positivo, pois o ponta-de-lança nunca chegou a alinhar pela equipa principal, tendo somado oitos jogos e um golo ao serviço da equipa das Reservas dos magpies.

Ainda assim, o empréstimo parece ter ajudado a nutrir algum efeito na adaptação de Ferreyra ao futebol europeu, uma vez que, regressado à Ucrânia, não mais deixou o Shakhtar. Agarrou a nova oportunidade de Lucescu e terminou a temporada de 2015/2016 com 23 jogos e sete golos. Pode não ser um registo muito vistoso para um ponta-de-lança, no entanto, os números poderão ser facilmente explicáveis pelo estilo de jogo que o treinador romeno impunha: um jogo com mais enfoque na organização defensiva e saídas rápidas em transição para o ataque, ou seja, um tipo de futebol que não beneficia as características que um ponta-de-lança como Ferreyra tem.

Uma imagem frequentemente vista: Ferreyra é um avançado de recorte técnico, elegante e goleador por excelência
Fonte: FC Shakhtar Donetsk

Com a saída de Lucescu para a entrada de Paulo Fonseca, a influência de Ferreyra mudou completamente. Através de um jogo inteligente de combinações rápidas e apoiadas e de organização ofensiva promovido pelo treinador português, o instinto goleador de Ferreyra foi despertado, fazendo duas temporadas de alto nível que se traduziram em 70 jogos e 46 golos.

E é, precisamente, esta melhor versão de Ferreyra que o SL Benfica poderá e deverá aproveitar. Ponta-de-lança à moda antiga, elegante e de alto recorte técnico, o argentino é um jogador capaz de decidir jogos, não precisando de muitas oportunidades para fazer golo. Não sendo particularmente vistoso fora da grande área, é dentro dela que se torna completamente letal, demonstrando frieza finalizadora tanto com os dois pés, como por intermédio do seu excelente jogo aéreo. Adicionalmente, há que salientar que se trata de um ponta-de-lança rápido nas suas movimentações e com um fantástico jogo sem bola, o que o faz aparecer sempre no sítio certo para empurrar a bola para dentro da baliza.

No SL Benfica, cruzando-se com jogadores como Jonas, Krovinovic, Pizzi, Zivkovic, Rafa ou Cervi, Ferreyra tem tudo para continuar a brilhar e somar golos ao seu reportório. Sozinho na frente ou com Jonas a seu lado, o argentino poderá acrescentar ainda mais critério ao ataque encarnado. Aliás, uma dupla Jonas-Ferreyra na frente é algo que poderá fazer os Benfiquistas sonhar; a concretizar-se, com um a criar e outro a finalizar, esta poderá ser uma das duplas de pontas-de-lança mais notáveis da História do Glorioso.

Foto de Capa: SL Benfica

 

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A mensagem de Feliz Natal de Cristiano Ronaldo: «Esperança que se renova»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem de Feliz Natal nas redes sociais. O avançado português partilhou um vídeo com a família.

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

Confirmado: Manchester United de Ruben Amorim quer Rúben Neves e já há contactos a decorrer

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em Rúben Neves. O clube da Premier League está em contactos para saber a viabilidade do negócio já em janeiro.

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira tem 2 jogadores referenciados para a nova época

O Palmeiras de Abel Ferreira já trabalha na nova temporada. A equipa orientada pelo técnico português quer Brenner e Marlon Freitas.

João Almeida revela a sua referência no Ciclismo e deixa mais elogios para Rui Costa: «Aprendi muito»

João Almeida foi entrevistado pelo Bola na rede e passou todo o seu ano em revista. O ciclista português deixou elogios para Rui Costa e revelou a sua referência na modalidade.

João Almeida recorda prestação na Vuelta: «Mesmo com azares, consegui fazer um bom resultado e bater o Vingegaard»

João Almeida foi entrevistado pelo Bola na rede e passou todo o seu ano em revista. O ciclista português recordou a sua prestação na La Vuelta.