Gabriel Barbosa: Uma estrela que ainda não ascendeu

    A temporada terminou e a Inter mudou novamente de treinador. O italiano Luciano Spalletti assumiu a equipe e uma nova esperança surgiu no atacante. Entretanto, a diretoria e a comissão técnica do clube consideraram que um empréstimo faria bem ao atacante. Dessa forma o brasileiro foi para o Benfica.

    Gabriel Barbosa em campo pelo Benfica contra o Braga. Jogo válido pela Taça da Liga de Portugal Fonte: SL Benfica
    Gabriel Barbosa em campo pelo Benfica contra o Braga. Jogo válido pela Taça da Liga de Portugal
    Fonte: SL Benfica

    Temporada nova, clube novo e vida nova. Esse poderia ser o lema de Gabriel Barbosa no Benfica. Mas em pouco tempo de clube o jogador não agradou o treinador Rui Vitória e atuou por apenas 148 minutos na temporada fazendo um gol.    A tragetória do atacante até o momento lembra muito a de outro jogador brasileiro que também demonstrou muito potêncial no Brasil, o atacante Keirrison. Assim como Gabriel Barbosa, Keirrison “arrebentou” no país e foi negociado com um gigante europeu, o Barcelona. Sem oportunidades no Barça o jogador foi emprestado ao Benfica. No clube Lisboeta não rendeu e fez apenas sete jogos, sem estufar as redes em nenhuma oportunidade.

    Não podemos julgar que o Gabriel Barbosa fracassou em sua carreira. Isso seria um erro grave e precoce. É certo que o jogador tem potencial, mas não conseguiu se adaptar a vida na Europa. Gabigol não será o “Novo Ronaldo” como também acredito que não será o “Novo Keirrison”, mas é necessário ser detectado qual o real motivo do jogador não estar rendendo. Nessa semana especulou-se que o atacante seria emprestado ao PSV da Holanda. Uma nova transferência em tão pouco tempo pode causar mais frutrações do que melhoras no desempenho do jogador. Afinal, vai para um novo país, uma nova cultura e na metade da temporada, ou seja, a adaptação do jogador teria que ser muito rápida. Algo que não aconteceu nem na Itália e nem em Portugal, mesmo o jogador tendo mais tempo para se adaptar.

    Hoje podemos considerar que o Brasil perde muito com a queda de rendimento do atacante. Se estivesse vivendo a fase que viveu no Santos certamente teria chances na Seleção Brasileira. Afinal, o técnico Tite vem convocando alguns atacantes que não inspiram tanta confiança como o caso do avançado Diego Souza, do Sport Recife.

    Parece que essa será mais uma temporada perdida para o Gabriel Barbosa, mas a esperança que o jogador volte a ter outra desempenho dentro das quatro linhas existe. O jogador deve persistir no futebol europeu, uma volta ao futebol brasileiro de imediato seria como um atestado que o jogador fracassou fora do país. O futebol a cada dia muda. O bom jogador hoje vira ruim amanhã e vice versa. Resta aguardar para ver qual Gabriel Barbosa o futebol brasileiro terá no futuro.

    Foto de Capa: Confederação Brasileira de Futebol

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    César Mayrinck
    César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
    Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.