Cápsula Lusitana: Nené – O homem que não sujava os calções

    Quem é?

    Tamagnini Manuel Gomes Batista ou como é conhecido Nené. Nasceu em Matosinhos, em Leça da Palmeira, a 20 de Novembro de 1949. O avançado Português começou a sua carreira no Ferroviário da Manga em Moçambique e mais tarde no SL Benfica. O Assassino Silencioso, como assim era conhecido, venceu ainda vários títulos nacionais e a Taça de Portugal. Participou na fase final do Campeonato da Europa de 1984. Foi o jogador mais internacional durante 10 anos (1984-1994), recorde este que só foi ultrapassado por João Pinto (FC Porto).

    O que ganhou?

    Nené e um jogador que conquistou para o seu currículo vários campeonatos. Ganhou um campeonato Nacional de Juniores, 10 campeonatos Nacionais de Seniores e ainda sete Taças de Portugal. Para além de todas estas conquistas, Nené é o homem dos recordes.  Durante a sua carreira fez cerca de 1020 jogos e 594 golos. Atualmente é o jogador com mais golos ao serviço do Benfica, sendo o 2.º melhor marcador depois de Eusébio. Conta-se 385 golos em 641 jogos. Ao serviço da seleção marcou 22 golos em 71 jogos e, no início da sua carreira, no Ferroviário da Manga, 21 golos em 13 jogos.

    Nené conta com várias vitórias durante a sua carreira
    Fonte: SL Benfica

    Ainda foi destacado como sendo o melhor marcador da Liga Portuguesa e na Liga dos Campeões.

    Onde está?

    Atualmente está fora dos relvados como jogador profissional, pois já conta com 68 anos, no entanto a sua marca no futebol continua bem viva.

    Nené recorda com carinho o seu tempo de fenómeno no futebol
    Fonte: SL Benfica

     O futuro?

    Visto estar atualmente reformado, Nené, mantém-se longe dos relvados mas continua sempre com o futebol no coração.

    Foto de Capa: SL Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Raquel Roque
    Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
    A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.