fc porto cabeçalho

Amanhã é um dia de emoções! Para muitos, é um dos dias mais aguardados do ano, recheado de amor, flores e peluches. Para mim é dia de azul e branco e tu sabes bem disso. Não partilhas as mesmas cores que eu, preferes os tons de verde e contra isso não posso fazer nada. Mas há uma coisa que partilhamos: o gosto pelo futebol. Por isso, sei que lá no fundo me entendes!

Como apreciador (e jogador!) de futebol que és, sabes que tivemos uma fase de grupos assim-assim. Não fomos brilhantes, tivemos jogos maus, fomos surpreendidos mas também surpreendemos. Demos as respostas que se impunham nos momentos certos e, no final, a passagem aos “oitavos” foi mais do que merecida. Mas amanhã…amanhã escrevemos mais um capítulo nesta história de campeões. Vamos ter pela frente um Liverpool FC que segue em terceiro lugar na Liga Inglesa, mas sabes o que penso? Penso que somos capazes! Já provamos que não há impossíveis, já vencemos o “todo-poderoso” Bayern cá, no Dragão, e por isso não me dou por vencida, pelo menos não antes do final dos 180 minutos que vamos disputar, olhos nos olhos.

Muito se falou na nossa “falta de actividade” no mercado de transferências no Verão, mas a verdade é que não tínhamos muito mais por onde nos mexer. Regressaram jogadores que não pensei voltar a ver de azul e branco, jogadores que não pensei vir a apreciar, vir a gritar o nome deles com toda a força que tenho. Mesmo tu, bem sei, achaste piada a alguns regressos. Marega? A sério? Mas agora, estamos a deixar em campo, jogo após jogo, a resposta a tudo isso. Por esta altura já muitos esperavam que estivéssemos sem gás, que tivéssemos perdido terreno no campeonato para um SL Benfica livre de preocupações (leia-se, de outras competições, internas ou não) e para um Sporting CP sempre a investir. Mas não! Temos tido jogadores importantes lesionados mas temos encontrado outras soluções. Já perdemos o Herrera, o Marega, o Brahimi… já jogamos sem Danilo e Aboubakar mas continuamos na frente. E amanhã voltamos ao palco dos sonhos.

O Liverpool FC é o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões Fonte: FC Porto
O Liverpool FC é o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões
Fonte: FC Porto

Nesta fase da competição, da maior competição de clubes do mundo, não se podiam esperar adversários fáceis. Em teoria, há sempre uns mais acessíveis do que outros, mas é no campo que se vêem os vencedores. A nós, tocou-nos o Liverpool FC. Sei bem que para eles, e a própria imprensa o vai noticiando, ter saído o FC Porto foi “sorte”. E como quero que eles se arrependam disso. Não podemos esperar facilidades, eu sei, mas temos qualidade para discutir a eliminatória e a verdade é que não espero outra coisa da minha equipa, de uma equipa que nos tem habituado a estar unida, contra tudo e contra todas as expectativas.

Queria estar lá amanhã, sabes! Ouvir o hino da Champions ali, frente a frente com os jogadores e lado a lado com mais 50 000 pessoas como eu. Mas não é possível. Ainda assim, é de olhos postos na televisão que quero ficar. Não me importo de jantar sentada no sofá, de tabuleiro nas pernas. Troco a luz das velas pela luz do ecrã e o som da música ambiente pelos gritos da claque, que sei que serão audíveis mesmo com a voz dos comentadores em primeiro plano.

Apesar de todo o vermelho característico do dia de amanhã, o dia de S. Valentim, para mim é mais um dia de azul e branco!

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários