Os Momentos da Época do FC Porto

    6. Apuramento e Goleada

    Momento importante na temporada do FC Porto foi, também, o carimbar do apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Financeira e desportivamente é um momento de enorme relevância para um clube que vive uma situação de tesouraria periclitante e que foi o único representante português na fase a eliminar da mais importante prova de clubes da UEFA. O adversário foi o Liverpool e o resultado foi devastador. Pese embora a derrota em casa (0-5) com contornos humilhantes, importa ressalvar o momento de comunhão entre adeptos e jogadores no final dos dois jogos da eliminatória e que terá servido para levantar a moral das tropas e catapultar a equipa para um bom desempenho na etapa final da época.

    7. O terror dos penáltis

    Fonte: FC Porto

    A temporada 2017/2018 só não foi de sonho porque o FC Porto foi afastado das duas Taças. Embora já numa fase adiantada das mesmas, torna-se difícil digerir duas eliminações frente a um rival direto e na chamada lotaria das grandes penalidades. Fica uma sensação de injustiça (tanto na Taça da Liga como na Taça de Portugal) mas, também, e há que dizê-lo, um atestado de incompetência à equipa nesse capítulo específico do jogo e que retiraram ao clube a possibilidade de conquistar mais troféus.

    8. Queda Livre

    Fonte: FC Porto

    Com 5 pontos de vantagem a pouco menos de dez jogos para terminar o Campeonato, o percurso do FC Porto na principal prova nacional do clube estava a ser imaculado. Tudo corria de vento em popa quando, sem que nada o fizesse prever, o Paços de Ferreira, numa lição de pragmatismo e anti-jogo, impõe a primeira derrota aos azuis e brancos. Como se não bastasse, duas jornadas volvidas, o FC Porto volta a perder (agora em Belém) e cede, pela primeira e única vez na época, a liderança ao SL Benfica.

    9. Redenção do Capitão

    Fonte: FC Porto

    Depois da queda livre a redenção do Capitão. O FC Porto deslocou-se ao Estádio da Luz a um ponto do rival e só a vitória interessava. Depois de um jogo demasiado amarrado taticamente no qual, ainda assim, foi o FC Porto quem mais fez por merecer a vitória, eis que em cima do minuto 90, Herrera dispara de fora da área e assina o formulário da redenção e culmina uma época notável no plano individual. O jogo serviu para marcar a diferença entre o FC Porto versão 2017/2018 e os que lhe antecederam e que nunca foram capazes de se mostrar à altura nos momentos decisivos.

    10. Oh Marega, Oh Marega

    Fonte: FC Porto

    Com a linha da meta à vista, os jogadores do FC Porto nem se devem ter sentado no sofá para assistir ao jogo entre SL Benfica e GD Tondela, tal era a descrença num resultado positivo da equipa beirã. Numa noite inesperada o Tondela vence na Luz e dá ao FC Porto a possibilidade de, no dia a seguir, dar a estocada (quase) final no campeonato. Após um jogo sofrido e com mais de uma parte a jogar com mais um jogador em campo é outra vez perto do fim que o FC Porto obtém o golo, através de um cabeceamento fulminante de Marega, que lhe permitiu cavar um fosso definitivo na classificação e confirmar o título na semana seguinte. Este momento serve, igualmente, para homenagear um jogador que, contra todas as expectativas, se assumiu como o mais decisivo da época.

    Foto de Capa: FC Porto

    Artigo revisto por: Jorge Neves

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...

    Al Shabab de Vítor Pereira vence o Al Ittihad

    O Al Shabab foi ao terreno do Al Ittihad...
    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.