Quaresma é de Ouro e não é Bidão!

    serefalaraporto

    Ricardo Andrade Quaresma Bernardo, nascido a 26 de Setembro de 1983, é conhecido no mundo do desporto por Quaresma. No seu currículo encontramos troféus em quase todos os clubes por onde passou. Ao serviço do Sporting, o seu clube de formação, ganhou um campeonato nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça de Portugal. Mais tarde, como jogador do FC Porto, venceu três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças de Portugal e uma Taça Intercontinental. Também no estrangeiro foram vários os títulos conquistados: no Chelsea venceu uma FA Cup, no Inter de Milão uma Serie A, uma Taça Italiana e uma Liga dos Campeões, no Besiktas uma Taça da Turquia. Individualmente, Quaresma conquistou três títulos: futebolista português no ano em 2005 e 2006, personalidade Portuguesa do ano em 2007 e o Bidão de ouro em 2008 (pior contratação do ano). No que concerne à sua participação nas selecções, Quaresma conquistou o Euro sub-17 em 2000.

    A carreira de Quaresma podia ter sido um conto de fadas, uma vez que enquanto jovem era considerado uma grande promessa do futebol mundial. Para muitos, era até melhor do que Cristiano Ronaldo… Quaresma era e sempre será um talento nato em campo! Quem não se lembra das assistências para Adriano, quem não se lembra das inúmeras trivelas, quem não se lembra das letras e das fintas? Apesar disso, teve uma carreira muito irregular – de um ano para o outro passava de “bestial a besta”. A título de exemplo, saiu do FC Porto como um ídolo para a massa associativa azul e branca e, no ano seguinte foi considerado a pior contratação do ano na Serie A italiana. Também na Turquia inicialmente era grande ícone do Besiktas, mas mais tarde acabou por ser dispensado do clube. Indiscutivelmente, nem tudo se sabe sobre a vida de Quaresma; sabe-se, porém, que muitas más decisões que foi tomando ao longo da sua vida acabaram por influenciar o seu futuro, quer profissional quanto pessoalmente.

    Na época passada, Pinto da Costa resgatou Quaresma ao Médio Oriente, sendo que mais uma vez este jogador estava com problemas com o seu clube. Quaresma chegou numa altura em que faltavam referências ao plantel azul e branco e veio, sem dúvida, dar uma enorme alegria à sua massa adepta. O “Harry Potter”, o “Mustang”, o “Cavalo Lusitano” estava de volta. Quaresma trouxe magia aos relvados do Dragão, trouxe assistências, trouxe golos, trouxe grandes exibições! Todavia, não foi suficiente para que Paulo Bento o levasse ao Mundial do Brasil. Esta foi, talvez, a maior tristeza da sua carreira, dado que ninguém lhe pode apontar não ter dado tudo neste regresso ao Dragão.

    Novo ano, novo treinador e, todavia, a irregularidade está de volta… Ora titular, ora capitão, ora joga dois minutos, ora não é convocado, ora passa o jogo no banco! Quaresma parece ainda não ter convencido Lopetegui… No entanto, olhando bem para o seu percurso, será que Quaresma precisa de convencer alguém de que merece um lugar na equipa? Há uma frase, dita na última época, que jamais sairá da memória dos portistas: “Este é o clube que eu amo e respeito; se tiver de morrer em campo por este clube, morrerei sem problema nenhum”!

    Porém, a qualificação para o Europeu 2016 marcou o regresso de Quaresma à seleção – a dupla de ouro dos sub-21 voltou a jogar junta! Quaresma e Ronaldo! “Oliver Tsubasa e Tommy Misaki”! E qual foi o resultado? Um fantástico cruzamento de Quaresma para um golo de Ronaldo já depois dos 90 minutos! E um golo no jogo anterior.

    Concluindo, a escassez de jogadores nacionais no FC Porto é uma realidade. Tendo um jogador desta envergadura no plantel não será uma certeza que tem de jogar? Terá, por exemplo, Adrián Lopez mais qualidade do que o Harry Potter? Claro que Quaresma é e sempre será irregular – sempre será capaz de fazer um golo do outro mundo e de ser expulso no minuto seguinte, ou de fazer três golos num jogo e passar os dois jogos seguintes a passear em campo. Mas, mesmo sendo isto uma possibilidade, Quaresma é um jogador da casa, é um jogador que as crianças têm como ídolo! É um mágico que precisa de confiança para espalhar a sua magia. A mesma confiança que, em tempos, lhe foi dada por Jesualdo Ferreira ou que lhe foi dada agora por Fernando Santos na seleção nacional – no fundo, a confiança que Lopetegui precisa de lhe dar…

    Ricardo Quaresma allez! Ricardo Quaresma allez!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tomás Handel assume: «Gostaria de terminar a carreira no Vitória SC»

    Tomás Handel assumiu que gostaria de terminar a carreira...

    Ponferradina troca de treinador e quer lutar pela subida à La Liga Hypermotion

    A Ponferradina oficializou a contratação de Juanfran García. O...

    Liverpool apresenta proposta de 80 milhões por craque do Real Madrid

    O Liverpool está interessado em contratar Rodrygo e já...

    Marcus Edwards disputado por duas equipas inglesas

    Marcus Edwards pode deixar o Sporting no final da...
    João Luís Martins
    João Luís Martins
    Sócio do FC Porto desde o dia em que nasceu, é apaixonado por desporto e treinador de futebol.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.