Caréga Maria!

    sporting cabeçalho generíco

    Os adeptos benfiquistas devem ter na cabeça um nome por quem, por estes dias suspiram de saudade quando se fala em derby: Óscar “Tacuara” Cardozo. Do lado do Sporting CP, talvez alguns adeptos evoquem a memória de Liedson e dos seus duelos com Luisão. Diga-se, em abono da verdade, que a lembrança se justifica, pelo número de golos conseguidos por ambos os jogadores.

    Esse número não passa contudo de um diminutivo comparado com os golos alcançados por Fernando Peyroteo contra o SL Benfica. Peyroteo é ainda hoje o fantasma que assombra as balizas do nosso eterno rival. Um total de 64 golos marcados em 55 jogos (média de 1,2 por jogo). Aliás os números de Peyroteo são impressionantes e é uma profunda injustiça que o tempo os vá sepultando sem que se perceba a importância deste jogador não apenas para o Sporting mas também para o futebol nacional. Caréga Maria era a expressão usada por Szabo, o seu treinador, para vitoriar os seus golos.

    Números impressionantes

    Peyroteo é ainda hoje:

    • o jogador com a melhor média de golos marcados pela selecção nacional – 0,7 pelos 14 golos marcados em 20 jogos, num tempo em que não havia tantos jogos internacionais;
    • o jogador com mais golos marcados ao FCP – 33 em 32 em 32 jogos, média de 1,2/jogo:
    • Aos 197 jogos efectuados para o campeonato nacional correspondem 331 golos marcados, uma assombrosa média de 1,6 golos por jogo, número ímpar em qualquer jogador e campeonato de futebol do mundo.
    • Os 393 jogos oficiais renderam-lhe 635 golos, média de 1,61 golos. Números que superam os de Eusébio que agora jaz no Panteão Nacional.
    Peyroteo
    Peyroteo é e será sempre um ícone no futebol português e mundial.
    Fonte: Sporting CP

    Pode-se dizer que Peyroteo nasceu para marcar golos ao SLB. No seu primeiro jogo, integrado num torneio de preparação, marcaria 2 golos, num dérby ganho por 5-3 pelo Sporting. A sério, anos depois, seria sempre decisivo nos 12 anos que jogou de leão ao peito. Como, por exemplo, no campeonato do pirolito, sendo ele o autor dos 4 golos que ditaram não só o vencedor do encontro (4-1) como o campeão desse ano. É também o jogador com mais golos marcados ao Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo).  O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo).

    Peyroteo foi também um atleta exemplar, cuja conduta desportiva honra sobremaneira o historial do clube. A sua única expulsão da carreira seria precisamente num dérby, quando decidiu não se ficar perante um insulto de um defesa rival. A homenagem que o Sporting amanhã lhe tributará, em dia do derby eterno é por isso mais do que justa.

    Foto de capa: imortaisdofutebol.com

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Duarte
    José Duarte
    Adepto do Sporting Clube de Portugal e de desporto em geral, especialmente de futebol.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.