Sporting e o síndrome do “irmão” mais velho

    sporting cp cabeçalho 2Sempre fui o irmão mais velho, o primo mais velho (a partir do momento que vim em primeiro lugar, seria impossível perder o privilégio), e por isso sempre me foram solicitadas acções difíceis de entender para criança de tão tenra idade. Por ser o mais crescido tinha que ser responsável, tinha que proteger os mais novos, e não responder às provocações destes. No fundo tinha que dar a outra face.

    Muitas vezes fui castigado por algo que não tinha originado, e em algumas em que nem sequer tive influência, mas como deveria ser o responsável e mais compreensível lá me calhava a “fava”. Eu, como mais velho, tinha que aceitar, respeitar, proteger, ter acções altruístas enquanto os que vinham atrás pareciam poder fazer sempre um pouco mais que eu, sem a repreensão que mereciam. E se a recebiam nunca ficavam sozinhos. Imaginam quem lhes faziam companhia? Pois.

    Olhando para os últimos tempos do dia-a-dia do Sporting, desde a equipa de futebol à direcção, passando pelos técnicos, quase parece que o clube é o “mais velho” do futebol português. É tratado como se servisse de exemplo para os outros, sobre o bem e o mal, ficando sempre com a maior responsabilidade deixando os outros mais libertos para as suas “traquinices”.

    Bruno de Carvalho foi recentemente castigado com mais 90 dias de suspensão Fonte: Super Sporting
    Bruno de Carvalho foi recentemente castigado com mais 90 dias de suspensão
    Fonte: Super Sporting

    Como já todos perceberam, o presidente do Sporting recebe novos castigos quase todos os meses, e entre castigos, diminuições de penas, e absolvições não deve haver uma semana ou dia que não haja alguém a tratar de repreender e “ensinar” Bruno de Carvalho como se comportar. Será ele o “irmão mais velho” de todos os dirigentes que andam no futebol português? É que nenhum outro recebe este tipo de tratamentos mesmo quando andaram anos a “brincar” e fazer “jogos” tipo “quantos queres”, a “enviar papelinhos”, ou a praticar “Bullying” (naqueles tempos não tinha esse nome). Portanto Bruno de Carvalho, ainda que mais novo de idade, é agora tratado como “exemplo” para todos os outros.

    Já Jorge Jesus teve que vir para o Sporting para poder saborear o gosto de um castigo, e até que ele se apercebesse de onde estava agora, levou mais castigos num mês que em anos de frequência de outra “escola”. É assim que se cresce. Aprendendo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.