AD Limianos 4-0 SC Valenciano: A Festa da Taça está de volta!

    A Taça de Portugal 2018/19 arrancou este sábado em sete campos diferentes e tem a sua continuidade no domingo. Neste primeira eliminatória, a série A reservou um encontro entre dois emblemas que se conhecem perfeitamente. AD Limianos e SC Valenciano enfrentaram-se em Ponte de Lima e reeditaram os duelos da temporada passada, quando ambas disputavam o campeonato distrital.

    Apesar das últimas vitórias folgadas da equipa limiana (5-0 e 0-4), a equipa visitante reforçou-se com muita qualidade e este encontro prometia outro desfecho. Face a algumas lesões e ao caráter teoricamente facilitado deste encontro, José Carlos Fernandes apresentou uma equipa com alguns habituais suplentes. Do outro lado, Pedro Lomba, técnico da equipa que disputará o campeonato distrital, alinhou o primeiro onze oficial da temporada.

    A bola começou a rolar, mas nunca lhe era dado o melhor destino. Assistiram-se a uns minutos iniciais bastante cinzentos, sem oportunidades, com um ligeiro ascendente dos visitantes. Surpreendentemente, o SC Valenciano aparentava mais clarividência no seu jogo, mas foi a AD Limianos, mais expectante, a criar a primeira oportunidade. À passagem do primeiro quarto de hora, Ricardo deixa a bola passar para Nandinho e o lateral, sem soluções, rematou forte para defesa apertada do guardião contrário. Na recarga, Vítor Sousa tentou abrir o marcador com um remate colocado, mas Croas controlou e agarrou sem dificuldade.

    A partir daí, só deu AD Limianos. Foram seis as oportunidades que se seguiram, mas os erros na finalização faziam os adeptos caseiros desesperar. Aos 17 minutos, valeu Brito à equipa de Valença do Minho; o defesa cortou a bola em cima da linha de golo, após trabalho de Chiquinho na direita e remate de Vítor Sousa. No minuto seguinte, Chiquinho apareceu a rematar, mas a bola saiu enrolada com Croas a controlar. Aos 31 minutos, Rui Magalhães recolhe uma bola afastada pela defesa contrária já perto da linha de fundo, fintou dois adversários e serviu Ricardo à entrada da área. O extremo colocou a bola no canto superior direito da Baliza de Croas e deu justiça ao marcador; 1-0.

    Quando tudo parecia encaminhado para a equipa que atua no Campeonato de Portugal, Júlio César foi expulso por vermelho direto aos 42 minutos. O uso abusivo dos braços para parar um ataque contrário levou o árbitro a exibir o cartão sem qualquer cerimónia. Ainda que só aos 20 minutos o SC Valenciano tenha rematado à baliza, e muito por cima, antevia-se uma segunda parte de grande dificuldade para os da casa. Ao intervalo, a sensação era de que a expulsão e as oportunidades desperdiçadas custariam caro, já que a atitude dos forasteiros foi sempre muito positiva na procura do golo, privilegiando a troca criteriosa da bola e nunca recorrendo ao “chuto para a frente”.

    Chiva, ex-AD Limianos, procura ultrapassar Jójó
    Fonte: FPF

    A segunda parte arrancou de acordo com o esperado, tendo em conta a superioridade numérica dos visitantes. Nos primeiros minutos, a AD Limianos chegou mesmo a desenhar uma defesa a cinco e revelava muita intranquilidade com a bola nos pés. Com mais bola e à procura de reverter os estragos, o SC Valenciano também não se mostrou capaz de decidir bem nos últimos momentos, não sendo capaz de tirar partido da vantagem numérica. Logo aos 53 minutos a vantagem foi ampliada. Alvinho recuperou a bola depois de um mau passe e entregou na direita em Vítor Sousa. Na procura de um remate, a bola saiu desviada e na direção de Chiquinho que, sem grande oposição, encostou para o golo.

    A partir daí e com a mente confortavelmente apoiada numa vantagem de dois golos, a tranquilidade voltou à equipa canarinha e a bola rolava com mais certeza e, mesmo com 10, construíram jogadas cada vez mais perigosas. Do outro lado, a toalha nunca foi deitada ao chão e as substituições fizeram a qualidade de passe da equipa valenciana subir substancialmente, nomeadamente a entrada de Castro. O jovem médio português entrou muito bem no jogo e a sua equipa, a jogar contra o relógio, preparava os assaltos finais à baliza contrária, mas sem sucesso. Na verdade, até foram os da casa a balançar novamente as redes. Primeiro por Iano, na recarga de um livre de Cláudio Borges, e depois por Cláudio Dantas, muito oportuno após um erro posicional de Croas. Os dois atletas entraram no decorrer da segunda parte e deram ao marcador a expressividade que merecia já na primeira parte.

    A boa réplica da equipa valenciana, a realizar o primeiro encontro oficial da época, justificava uma menor diferença no marcador, mas a AD Limianos, superior em quase todos os aspectos da partida, foi mais eficaz e um justo vencedor. Assim, a equipa da vila mais antiga de Portugal avança na prova rainha, enquanto que o SC Valenciano fica pelo caminho. No entanto, prevê-se uma excelente época para a equipa que milita na Primeira Divisão Distrital de Viana do Castelo.

    Onzes iniciais:

    AD Limianos: Bean; Jójó, Tiago Letras, Cláudio Borges e Nandinho; Júlio César, Rui Magalhães e Vítor Sousa (Micka, 57’); Chiquinho (Iano, 76’), Ricardo Silva (Cláudio Dantas, 69’)e Alvinho.

    SC Valenciano: Croas; João Pedro (França, 45’), Hélder Oliveira, Diogo Brito e Costa; Ricardinho (Castro, 60’), Luís Goios e Salé; Chiva, Joel e Moreira (Ricardo Paulo, 65’).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Pires Gonçalves
    Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.