João Novais: Muito mais do que bolas paradas

    Para o comum adepto da Primeira Liga, João Novais será pouco mais do que um novo jogador do SC Braga. Por outro lado, para o espetador mais atento, o reforço dos minhotos será reconhecido como o ‘ex-Rio Ave, exímio batedor de livres’.

    No entanto, há uma terceira perspetiva mais acertada que escapa ainda à maioria dos adeptos: a de João Novais, o médio.

    Depois dos onze golos apontados ao serviço de um Rio Ave ambicioso, o jogador de 25 anos ficou inevitavelmente associado à sua capacidade de remate e, sobretudo, de cobrança de bolas paradas.

    Contudo, apesar de justo, o rótulo é redutor face às suas qualidades. Atualmente, João Novais é um médio muito completo, com um elevado sentido tático e muito forte também no capítulo do passe.

    João Novais impressiona pela capacidade nas bolas paradas, mas não só
    Fonte: Rio Ave FC

    Poucos saberão, à data, que Novais nem sequer começou a temporada transata como titular do Rio Ave. Nas primeiras nove jornadas do campeonato, de resto, o médio atuou apenas em cinco partidas e sempre como suplente utilizado.

    Apesar deste início desanimador, a sorte do jogador iria mudar a partir da receção ao Sporting. Com Francisco Geraldes impedido de jogar, por defrontar o clube detentor do seu passe, o médio foi lançado no onze inicial rioavista e brilhou a todos os níveis.

    Capaz de dinamizar o futebol vilacondense com a mesma classe de Chico, Novais acrescentou ainda força e a já referida capacidade de remate ao meio-campo da sua equipa, catapultando o Rio Ave para uma das melhores exibições da temporada.

    Tal exibição não passou despercebida a Miguel Cardoso e, a partir desse encontro, só por uma vez não foi titular até ao final da época – na receção ao Moreirense FC, onde até entrou para fazer os dois golos da reviravolta.

    Desde então, a história é conhecida: Novais, ora atuando no centro, ora na ala, assumiu-se como figura do Rio Ave (estatuto reforçado pela saída de Rúben Ribeiro), terminou como segundo melhor marcador da equipa e ‘saltou’ para o Sporting de Braga.

    João Novais trocou o Rio Ave FC pelo SC Braga este Verão
    Fonte: Rio Ave FC

    Nos minhotos, a colocação dos seus livres continua a dar nas vistas (o golo ao Zorya merece ser visto e revisto), mas é a sua polivalência que motiva maior destaque.

    Titular em quatro dos cinco jogos realizados pelo Braga esta época, o médio-ofensivo de origem, habitual ala no Rio Ave, tem sido aposta no duplo pivot de Abel e correspondido com excelentes exibições.

    Seja ao lado de Claudemir, Fransérgio ou, mais recentemente, João Palhinha, Novais tem demonstrado ter a capacidade defensiva e, principalmente, a cultura tática imprescindível para a posição.

    Eficaz em qualquer zona do meio-campo, João Novais pode tornar-se um nome sério do futebol nacional e é uma incógnita até onde a sua evolução pode ir.

    Foto de Capa: SC Braga

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Paupério
    Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.